
Campanha Multivacinação para crianças e adolescentes começa em Barueri
- 01 de outubro de 2021
Começou na sexta-feira, dia 1º de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente até 15 anos de idade. Em Barueri, as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira durante o horário de funcionamento de cada unidade.
No dia 16 de outubro, por inciativa do Governo do Estado de São Paulo, em vez do “Dia D”, haverá o “Dia V”: Sábado de Mobilização Nacional, que, além das UBSs, também disponibilizará dois postos volantes para a vacinação em Alphaville e na Aldeia da Serra, das 8h às 16h.
Serão ofertadas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. Entre as vacinas do calendário estão as contra a poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, sarampo, hepatite A e B, tuberculose, febre amarela, entre outras.
A campanha seguirá até o dia 29 de outubro. De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde de Barueri, Rosana Perri Andrade Ambrogini, “a vacinação é de grande importância no combate das doenças transmissíveis, doenças que eram comuns no Brasil e no mundo e que foram combatidas com vacinação em massa da população, tais como poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche”.
População prioritária
A coordenadora de Vigilância afirma que é fundamental que toda a população-alvo (de 0 a 15 anos de idade) compareça, junto com os pais ou responsáveis, aos serviços de saúde, levando a caderneta de vacinação para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal preconizado no Calendário.
Em Barueri, segundo a Secretaria da Saúde, com base no SI PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização), a vacina com menor cobertura na cidade entre crianças e adolescentes é a contra a febre amarela, com 11,83% de vacinados.
O objetivo da Campanha Multivacinação é justamente o de proporcionar o acesso às vacinas, atualizar a carteira de vacinação e, consequentemente, aumentar as coberturas vacinais, contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes.
Rosana Ambrogini lembra que o Brasil foi pioneiro na incorporação de diversas vacinas no calendário do Sistema Único do Saúde (SUS) e é um dos poucos países no mundo que oferecem a toda população uma grande variedade de vacinas para cada fase de vida.
“É sempre relevante lembrar que temos doenças controladas no Brasil e no mundo, mas que podem voltar se o pacto coletivo de prevenção de doenças for quebrado quando as pessoas param de ser imunizadas”, destacou a coordenadora.
Postos Volantes
- FIEB/EEFMT Maria Theodora Pedreira de Freitas - Av. Andrômeda, 500 - Alphaville
- Residencial Morada dos Pássaros - a confirmar - Avenida dos Pássaros, s/n - Administração Residencial Morada dos Pássaros - Aldeia da Serra.


