'Café com Segurança’: alunos da rede municipal visitam sede da GCM

- 02 de junho de 2023

A manhã de quinta-feira, dia 1º de junho, começou muito bem para alunos das escolas municipais Levy Gonçalves de Oliveira, Raposo Tavares e Suzete da Costa e Silva Mariano, que visitaram a sede da Guarda Civil Municipal de Barueri (GCM), ligada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS). Eles participaram do projeto “Café com Segurança”, que leva os estudantes a conhecerem a corporação por dentro.

Antes de o café da manhã ser servido, a banda da Guarda tocou vários sucessos. Marcus Aparecido Guedes Ramos, o comandante da GCM, e Paulo Rogério Pereira Martins, o subcomandante, entregaram certificados aos alunos. O comandante explicou o propósito do Programa. “A iniciativa visa estreitar ainda mais os laços entre a comunidade escolar com foco aos alunos de inclusão, caminhando sempre sob as diretrizes e sensibilidade da Administração Municipal”, afirma Guedes.

Na visita às outras instalações, os alunos e docentes se encantaram com o CIM (Centro Integrado de Monitoramento), dada a quantidade e qualidade de equipamentos e da atenção dos profissionais que trabalham em prol da segurança dos cidadãos. Os GCMs foram sabatinados pelos estudantes e se esmeraram para não deixar qualquer indagação sem resposta.

O inspetor Toni Alves Leite e o classe especial Luiz Carlos Carvalho, do Canil Municipal, aguardaram os visitantes no andar térreo para demonstrar todo a aprendizado de K9 Ayllon, um pastor alemão preto, de nove anos. Eles deram comandos de voz, atestaram sua habilidade em exercícios, simularam uma revista a suspeito em que o animal fica a postos para qualquer eventualidade e também um ataque a um fugitivo (o cão morde e só solta mediante ordem do adestrador).

Lafayete Américo dos Santos, orientador educacional da Emef Suzete da Costa e Silva Mariano, avaliou a experiência como muito positiva. “Essa parceria é boa porque aprimora o conhecimento e o reconhecimento e aproxima os alunos da realidade. É muito bom para quem tem a inclusão como objetivo”, declarou.

Segundo a psicóloga Mariana Moreno, “a inclusão social só vai acontecer quando a sociedade entender que todos merecemos o direito de ter as mesmas oportunidades”. Barueri está fazendo a sua parte: “O Projeto ‘Café com Segurança’ é um embrião que tem a perspectiva de fazer essas interações todo último dia de cada mês”, arremata o comandante Guedes.

Temp Temp Temp Temp Temp