Temp

Direitos e saúde do trabalhador foram tema do 1º Fórum Municipal da SDPD

- 02 de junho de 2023

No dia 30 de maio a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), realizou o primeiro Fórum com o objetivo de levar informações sobre temas voltados aos direitos, deveres e saúde do trabalhador com deficiência.

O auditor fiscal e médico sanitarista pela Universidade de São Paulo (USP), José Carlos do Carmo, abriu o encontro abordando o contexto histórico da pessoa com deficiência, explicando o conceito de normalidade, o rico convívio com esse público, dentre outros fatores que contribuem com a inclusão.

“Trazer a diversidade para as empresas contribui com melhores resultados no quesito econômico.  A pessoa tem o direito de trabalhar, isso é fundamental, seja para a realização pessoal ou reconhecimento social”, declarou.

Do Carmo destaca a importância da Lei de Cotas, que obriga as empresas com mais de 100 funcionários a destinarem de 2% a 5% das vagas às pessoas com deficiência. “Para enfrentar as injustiças históricas são necessárias as políticas afirmativas, que podem ser expressas por meio da Lei de Cotas”, lembra.

Saúde
A terapeuta ocupacional Daniela da Silva Rodrigues, formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lembrou a luta dos trabalhadores por meio da reforma sanitária e apontou caminhos para garantir um trabalho seguro, adaptado, acessível e inclusivo.

“É preciso olhar para capacidade laborativa do trabalhador, por meio do princípio da ergonomia, que analisa de forma mais minuciosa tanto o ambiente de trabalho quanto o trabalhador. É preciso trazer esse funcionário para o centro dessas decisões e melhorias”, disse a especialista.

Comunidade presente
Viviane Moreira da Silva, profissional de T.I (Tecnologia da Informação), que tem deficiência auditiva, fez questão de comparecer ao Fórum.

“Acho importante mostrar esse tema sobre a lei de cotas, porque as empresas precisam entender pra gente conseguir as vagas. A gente precisa acabar com o preconceito. Achei muito interessante as informações e entender que todos somos diferentes e temos direitos”, expressou.

Curso de Libras
O encontro foi o desdobramento do Curso de Capacitação de Libras oferecido pela Prefeitura de Barueri, com recursos de emenda parlamentar, garantidos por intermediação do então Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para a SDPD. Os intérpretes da língua de sinais de Barueri puderam ampliar o vocabulário jurídico, comunitário e de saúde.

“Achei o curso muito interessante porque aprendi sinais que não são muito comuns. Foi uma experiência enriquecedora”, disse a intérprete de Libras da Secretaria de Comunicação de Barueri, Regiane Silva.

Temp Temp Temp