Temp

Barueri prorroga o “Plano Preventivo Chuvas de Verão” até 15 de abril

- 04 de abril de 2023

A Prefeitura de Barueri prorrogou o “Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV) 2022-2023” até o dia 15 de abril. A medida considerou as previsões do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que aponta que haverá possibilidade de fortes chuvas no Estado de São Paulo ainda nos primeiros dias do mês de abril.  

A determinação passou a vigorar por meio da Resolução nº 001, de 31 de março de 2023, assinada pela Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), e publicada no Diário Oficial de Barueri em 1º de abril. 

O Plano Preventivo Chuvas de Verão é implementado anualmente e tem o seu período de vigência compreendido entre 1º de novembro e 31 de março do ano subsequente, com possibilidade de prorrogação.  

Ao prorrogar a execução deste plano, serão mantidas todas as ações indicadas no Decreto nº 9.762/2022, como “intensificar as ações de prevenção, de atendimento emergencial e de assistência social, a fim de reduzir ameaças à integridade física dos munícipes, prestar rápido atendimento nas situações emergenciais e promover eficiente apoio assistencial às comunidades afetadas por acidentes decorrentes das chuvas”. 

E é com base no monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica e observações de campo que são definidos os níveis de criticidade das emergências decorrentes das enchentes, alagamentos, inundações e deslizamentos no município.  

A coordenação geral do Plano Preventivo Chuvas de Verão fica a cargo da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, ligada à SSUDS. Já os órgãos municipais que integram o PPCV manterão suas atribuições durante a vigência do plano. 

Temp