Temp

Núcleo de Dança de Barueri faz apresentação única no Sesc Pompeia, em São Paulo

- 04 de abril de 2023

Nesta quarta-feira, dia 5, o Núcleo de Dança de Barueri, da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), se apresenta no Sesc Pompeia, tradicional reduto da arte paulistana, com o espetáculo “100 Anos da Semana de 22” em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, ocorrida de 13 a 17 de fevereiro de 1922 no Theatro Municipal de São Paulo. A entrada é franca. 

Esse movimento cultural foi muito importante porque chamou a atenção do público para novas manifestações artísticas e também firmou São Paulo, que já se destacava na economia, como polo cultural, antes muito restrito ao Rio de Janeiro, que era a capital federal. 

O espetáculo ficou em cartaz na Praça das Artes de 26 de fevereiro a 4 de março deste ano e recebeu um convite para se apresentar no dia 19 de março deste ano no Theatro São Pedro (na Barra Funda, em São Paulo).  

Sobre o espetáculo 

As contradições e a exuberância criativa do projeto modernista brasileiro são o ponto de partida das coreografias do espetáculo “100 Anos da Semana de 22” do Núcleo de Dança de Barueri. São cerca de 70 bailarinos se apresentando ao longo de 45 minutos. 

O público é levado a uma viagem que começa em frente ao Theatro Municipal de São Paulo em 1922, centro da nova burguesia nacional, e chega até o chão das grandes fábricas dos anos 1980, passando pela construção de Brasília e pelos dramas sociais até hoje não resolvidos do sertão nordestino.  

Sobre o Núcleo de Dança 

O Núcleo de Dança de Barueri foi criado em 2017 com o objetivo de preparar os alunos para a dança oferecendo formação qualificada para o desenvolvimento do senso crítico baseado em valores humanitários, profissionais e éticos capazes de promover e difundir a arte e a cultura. 

Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo de Barueri, é o idealizador do Núcleo de Dança. “Além de formar bailarinos, o Núcleo de Dança ajuda na formação de cidadãos críticos, conscientes, capazes de colaborar com a cena de arte e cultura e de agir de maneira responsável na sociedade”, declara com orgulho.  

Para ingressar no Núcleo de Dança de Barueri, o interessado deverá realizar a inscrição e  participar de uma seletiva, que tem por finalidade a avaliação da habilidade motora, cognitiva e musical do candidato, além da aptidão para a prática de ballet clássico, bem como do potencial técnico e artístico.  

Serviço 

Espetáculo de dança “100 Anos da Semana de 22” 

Local: Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93 – São Paulo,SP) 
Quando: dia 05 de abril (quinta-feira) às 20h 
Classificação indicativa: Livre 
Entrada franca 

Temp Temp