Temp

Gripe: a partir do dia 12 todos poderão se vacinar enquanto houver doses

- 06 de julho de 2021

Esta semana a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe), ampliando a aplicação do imunobiológico em todos os públicos a partir do dia 12 de julho (segunda-feira). A imunização ocorrerá até que haja doses disponíveis.

Pelo calendário oficial, a campanha dos públicos prioritários seria encerrada nesta sexta (dia 9), mas com a baixa adesão da população, as doses remanescentes poderão ser destinadas a todos a partir dos seis meses de vida.

Em Barueri, o público que mais foi vacinado nessa campanha foram as crianças de seis meses a menores de seis anos. Mesmo assim, a cobertura ficou aquém da meta de 90% definida pela Secretaria Estadual de Saúde, conforme explica a coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Rosana Perri Andrade Ambrogini.

“Considerando os registros do SI PNI (Programa Nacional de Imunizações), até o dia 5 de julho foram imunizadas 60.799 pessoas, sendo que o grupo prioritário que mais vacinou foram as crianças de seis meses a menores de seis anos, com a aplicação de 21.537 doses, correspondendo a 77% da cobertura vacinal esperada para este grupo”, esclarece Rosana. 

No Estado, conforme balanço realizado na última segunda-feira (dia 5), foram aplicadas 8,4 milhões de doses da vacina contra o vírus da Influenza no público-alvo. Isso corresponde a 45,9%. Somente os indígenas foram 100% vacinados, os demais públicos tiveram cobertura inferior a 65%.

“A imunização contra gripe é de grande importância para auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico diferencial entre a Covid-19 e a Influenza, uma vez que os sintomas das duas doenças são semelhantes, tais como febre, tosse e cansaço. Se a pessoa tiver tomado previamente a vacina da gripe, o diagnóstico de Covid-19 se torna mais assertivo, minimizando risco de adoecer e morrer dos grupos prioritários, além de reduzir o impacto nos serviços de saúde que já se apresentam sobrecarregados em razão do grande número de pacientes Covid suspeitos e/ou confirmados”, pontua a coordenadora da Vigilância

Contraindicações 
Quem foi vacinado contra a Covid-19 também deverá ser imunizado contra o vírus da gripe, mas deve aguardar ao menos o período de 14 dias entre uma vacina e outra. 
Apenas crianças com menos de seis meses de vida e pessoas com histórico de reação alérgica intensa aos componentes da vacina da gripe têm contraindicação. 

Etapas da campanha
A campanha de vacinação contra a gripe foi dividida em três etapas: a primeira iniciou em 12 de abril e foi voltada a crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e profissionais da saúde; a segunda começou em 11 de maio, destinada a idosos e professores; já a terceira e última etapa, iniciada em 9 de junho, incluiu pessoas com comorbidades e com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo, profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional,  população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas. 

Locais de Vacinação em Barueri

Região Leste: 

- UBS Armando Gonçalves de Freitas – das 7h às 21h 
Rua Padre Cícero Romão Batista, 271 – Parque Imperial 
- UBS Amaro José de Souza – das 7h às 21h 
Rua Petrolina, 178 – Jardim Mutinga 
- UBS Maria Magdalena Macedo – das 7h às 17h 
Rua do Desterro, 30 – Jardim Santa Cecília 
- UBS Benedito de Oliveira Crudo – das 7h às 19h 
Rua Carlos de Campos, 82 – Vila Boa Vista 
- UBS José Francisco Caiaba – das 7h às 17h
Av. da Aldeia, 230 – Nova Aldeinha 

Região Oeste: 
- UBS João de Siqueira – das 7h às 17h 
Rua Canal da Mancha, 259 – Jardim Reginalice 
- UBS Pastor José Roberto Rossi - das 7h às 19h 
Rua Santo Antônio, 21 – Jardim Califórnia 
- UBS Drª. Elisabete Izilda Duleba - das 7h às 17h 
Rua Paraíso, 101 – Chácaras Marco 
- UBS Pedro Izzo – das 7h às 21h
Rua Evereste, 26 – Jd. Esperança
- CRAS Jardim Belval - das 7h30 às 16h30 
Rua Casemiro de Abreu, 329 – Jardim Belval 
- UBS Drª. Katia Kohler – das 7h às 19h
Rua Maria de Fátima, 551 – Engenho Novo  

Região Sul: 
- UBS Raquel Sandrini Ruela - das 7h às 17h 
Rua Giovani Atillio Tolaine, nº 37 – Jardim Maria Helena 
- UBS Maria Francisca de Melo - das 7h às 19h 
Estrada dos Pinheiros, 523 – Parque Viana 
- UBS Hélio Berzaghi - das 7h às 21h 
Av. Marginal Direita, 486 – Jardim Paulista 
- UBS Julio Lizart - das 7h às 19h 
Rua Orinoco, 137 – Vale do Sol 
- UBS Vince Nemeth – das 7h às 21h
Rua Britânia, 165 – Jd. Silveira 
- UBS Edini Cavalcante Consoli – das 7h às 19h
Rua João Cabral de Melo Neto, 66 – Jd. Tupan
- UBS Adauto Ribeiro – das 7h às 21h
Av. Zélia, 950 – Parque dos Camargos

Temp Temp Temp