Temp

Programa Viagem Literária atende mais 900 pessoas com foco na Semana de Arte Moderna de 22

- 06 de outubro de 2022

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) lançou em junho o projeto  “Viagem Literária em 22 Minutos”, com o objetivo de homenagear o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

A equipe da Secult percorreu todas as Estações Culturais para divulgar aos alunos e pais um pouco sobre a importância da Semana de Arte Moderna Este de 1922, realizada no Theatro Municipal de São Paulo e que envolveu grandes artistas, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Heitor Villa-Lobos, entre outros ícones da arte e da cultura brasileira.

Todo ano a Secult escolhe um tema para ser homenageado e estudado pelos alunos e professores das Oficinas de Artes e Núcleos de Dança, Música e Teatro. Este ano o centenário da Semana de Arte Moderna e o centenário do romancista e dramaturgo Dias Gomes são objetos de estudo. O resultado será demonstrado durante as apresentações dos espetáculos de fim de ano que envolvem teatro, dança, música, artes visuais e circo.

O projeto Viagem Literária foi finalizado no dia 3 de outubro na Estação Cultural Jardim Maria Helena. Durante o período, cerca de 900 pessoas puderam prestigiar o evento. “O público foi super receptivo, notei que as crianças gostaram tanto quanto os pais. A comandante Cláudia informou o conteúdo com muita leveza, as crianças interagiram durante a apresentação e elas se encantaram pela Tarsila do Amaral”, ressaltou Diva Almeida Silva, uma das personagens do programa.

A ação aconteceu da seguinte forma: enquanto os pais aguardavam os filhos que  participaram  das aulas, chegaram  duas aeromoças e uma pilota (atores da Secult) para fazer uma ação literária de 22 minutos. De uma mala retiram livros e objetos relacionados aos homenageados dentro da temática "Centenário da Semana de 22". A atividade itinerante aconteceu duas vezes por mês nas Estações Culturais, de junho a outubro.

Temp Temp Temp