Saúde abre inscrições para curso gratuito de boas práticas na manipulação de alimentos

- 08 de março de 2023

“Boas práticas na manipulação de alimentos” será o tema do curso gratuito que a Prefeitura de Barueri, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, promove no dia 13 de abril, das 13h30 às 17h, no auditório da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD).

Destinado aos proprietários e funcionários dos estabelecimentos alimentícios do município de Barueri, o curso abordará informações sobre os cuidados com as contaminações por microrganismos, as doenças transmitidas por alimentos mal higienizados ou por surtos, a importância e os procedimentos para higiene pessoal e dos equipamentos de trabalho, a escolha das mercadorias, a legislação sanitária, entre outros.

Seguindo os protocolos
A disseminação de boas práticas no manuseio do alimento, conforme faz a Vigilância em Saúde de Barueri, segue a Portaria CVS 05/2013, da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, de 19 de abril de 2013, e a Resolução RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 15 de setembro de 2004. Tais medidas definiram as regras para compra e armazenamento de produtos, assim como a manipulação dos alimentos propriamente dita.

A manipulação malfeita pode resultar em doenças graves, como diarreia, vômito, dores de cabeça e do estômago, podendo levar até a morte. Alguns dos procedimentos indicados para a boa manipulação de alimentos são: garantia da qualidade da matéria-prima e da sua procedência, atenção para a embalagem dos produtos (como amassados ou ferrugem) e ao prazo de validade, armazenamento adequado dos alimentos, manter os alimentos refrigerados, controle de pragas, garantia da qualidade da água, evitar contaminação cruzada e a relação de tempo e a temperatura de manipulação, por exemplo.

No final deste curso, os participantes receberão um certificado de conclusão.

Inscrições
As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do e-mail saude.vscursos@barueri.sp.gov.br. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (11) 4163-1049.

O endereço do auditório da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é rua Vereador Izaias Pereira Souto, 175, no Jardim Belval, em Barueri.