Temp

Saúde promove mutirão de Papanicolau

- 10 de abril de 2023

No dia 15 de abril (sábado) a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, realizará a Campanha de Coleta de Papanicolau. O objetivo é mobilizar as coletas e promover a prevenção do câncer de colo de útero por meio de seu diagnóstico precoce.

O mutirão ocorrerá das 8h às 17h em três Unidades Básicas de Saúde (UBS): na Armando Gonçalves de Freitas, que está com atendimento provisório no Ginásio de Esportes Dalmo Martins Duarte, situado na rua Padre Cícero Romão, 384 – Parque Imperial; na Adauto Ribeiro, que fica na avenida Zélia, 950 – Parque dos Camargos, e na Benedito Oliveira Crudo, que está atendendo no 1º andar do Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta, na rua Benedita Guerra Zendron, 171 – Centro.

As interessadas em realizar o exame têm a opção de fazer o agendamento pelo APP Saúde de Barueri ou pelo Portal da Saúde. Quem não conseguir agendar, pode ir direto a uma das três UBSs.

Para agendar pelo APP ou pelo site, a paciente deve preencher um cadastro e gerar senha de acesso. Feito isto, basta abrir a opção “Agende sua consulta” e selecionar a especialidade “Enfermeiro”. Depois é só clicar em “Consulta Enfermeiro – coleta de Papanicolau (mutirão)”, escolher a UBS desejada e confirmar o agendamento. O paciente deve levar um documento com foto e cartão do SUS.

Livre demanda
Independentemente da marcação prévia, a munícipe pode comparecer em qualquer UBS de segunda a sexta-feira para fazer a coleta de Papanicolau sem a necessidade de realizar o agendamento. 

Papanicolau
O exame de Papanicolau é a principal estratégia para identificar se a paciente tem ou não alterações celulares características do câncer de colo de útero. Se identificado precocemente, reduz as chances de mortalidade pela doença.  A coleta também pode detectar outros tipos de doenças, como HPV, Clamídia, Sífilis, Candidíase, entre outras. O exame é rápido e indolor.

Recomendações
Esse exame é indicado para mulheres na faixa etária de 24 a 66 anos. Para garantir mais eficácia, a paciente não deve ter relações sexuais nos dois dias anteriores à data do exame, evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais, anticoncepcionais locais (anel vaginal, DIU etc.) 48 horas anteriores à coleta. A paciente também não deve estar menstruada. As gestantes podem realizar o exame sem prejuízos ao bebê.