Temp

Agentes de trânsito participam de treinamento de primeiros socorros básicos

- 10 de maio de 2023

Agentes de trânsito e servidores da Semurb (Secretaria de Mobilidade Urbana) participaram na quinta e na sexta-feira, dias 4 e 5, no Jardim dos Camargos, do curso Técnicas de Primeiros Socorros – treinamento oferecido pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS).

O curso é ministrado às quintas e sextas-feiras, com instruções práticas e teóricas, desde o mês de março até o dia 18 de maio, envolvendo a participação de 12 turmas. Tem como ênfase os acidentes de trânsito, visando auxiliar a tomada de decisão do agente em situações de alto risco para a vítima.

Durante o treinamento, são ministrados os aspectos legais de atendimento (omissão de socorro, imperícia, imprudência e negligência), avaliação do local de risco em ocorrência, avaliação de vítima (análise primária e secundária), técnicas de RCP (Reanimação Cardiopulmonar) e de hemostasia, com ênfase no uso de torniquete; aplicação de colar cervical, sinais evidentes de morte, entre outros.

Respeito às leis de trânsito
Secretário de Mobilidade Urbana, Valter de Oliveira destacou que as instruções fazem toda a diferença no atendimento a um sinistro de trânsito, já que, por vezes, os agentes são os primeiros a chegarem aos locais das ocorrências. E para evitar acidentes, ele pede mais cuidados à população. “Segurança no trânsito é um assunto que diz respeito a todos nós, pedestres, ciclistas e condutores. Precisamos estar sempre atentos e respeitar as leis de trânsito para garantir a nossa segurança e a dos demais”, frisou.

Outros cursos 
Neste ano, a Semurb tem participado de outros cursos voltados aos agentes de trânsito e demais servidores da Secretaria. Um deles é o de Oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que está na segunda edição e será ministrado até o próximo mês de junho pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD). A oficina é disponibilizada também para Guardas Municipais (GCMs) e agentes da Defesa Civil de Barueri, e policiais militares.

Em fevereiro, agentes de trânsito da Semurb, em encontro com policiais militares, participaram de treinamento de fiscalização de cronotacógrafo – aparelho de uso obrigatório em veículos de carga com peso bruto total acima de 4.536 quilos, bem como automóveis de passageiros com mais de 10 lugares. Depois, em março, agentes do GEAT (Grupo Especializado de Apoio ao Trânsito), que utilizam motocicletas em ações pela cidade, encerraram participação no Curso de Pilotagem Avançado no Centro Educacional de Trânsito Honda, em Indaiatuba (SP).

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp