Temp

Câncer de ovário é tema de palestra na Secretaria da Mulher

- 13 de maio de 2019

Cerca de 80% dos casos de câncer de ovário são diagnosticados em seu estágio avançado e podem ocorrer em qualquer faixa etária, mas principalmente em mulheres com idade acima de 40 anos. Ter acesso à informação pode salvar vidas e foi com esse objetivo que a Secretaria da Mulher promoveu na segunda-feira (dia 6), no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário, uma palestra sobre o tema.

O encontro aconteceu no auditório da Secretaria e foi conduzido pelo enfermeiro Edmar Carias Lessa, que falou sobre os fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce.

O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum e, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que 250 mil mulheres são diagnosticadas em todo mundo.

De acordo com o profissional de saúde o câncer de ovário não causa sintomas em sua fase inicial e por isso é tão importante fazer o diagnóstico precoce e ir regularmente ao médico ginecologista.

“Você é provedora da sua saúde, se encorajar e buscar informação é a principal ferramenta para o tratamento”, afirmou o enfermeiro.

Fatores de risco
As mulheres que têm maior risco de desenvolver a doença apresentam histórico familiar de cânceres no ovário, obesidade, fatores genéticos, estão acima de 40 anos, ou passaram por tratamento de reposição hormonal.

A doença pode ser tratada com cirurgia ou quimioterapia. A investigação pode ser feita por meio de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. Existe ainda um tratamento alternativo e eficaz chamado terapia alvo que é menos agressivo, pois se utiliza de medicamentos que atacam apenas as células cancerígenas.

A Secretaria da Mulher também dispõe de serviços de orientação às mulheres no sentido de promover o bem-estar e a prevenção. Para mais informações sobre palestras educativas, ligue para 4706-4046.

Temp