Dia dos Pais: filhos contam como exemplo de pais impactam suas vidas

- 13 de agosto de 2022

Ele é aquele que tem papel fundamental na família, proporciona segurança, dá apoio e está sempre disponível nos melhores e piores momentos. Mas também é quem impõe limites, personifica a figura da autoridade e abre as portas para o futuro adulto enfrentar o mundo. O Dia dos Pais (comemorado este ano em 14 de agosto) é a data mais que especial para lembrar e celebrar a existência do nosso melhor companheiro.

Para comemorar a data, o Jornal Oficial de Barueri conversou com pais que são servidores da Prefeitura e com seus respectivos filhos, que de alguma forma são inspirados pelo exemplo na convivência em família.

Muito mais do que uma data usada para ajudar o comércio, o Dia dos Pais é celebrado no mundo todo, principalmente nos países de tradição católica ou cristã. No Brasil, a oficialização do dia ocorreu em 1953; nos Estados Unidos, por exemplo, foi bem antes, em 1910. A data também é comemorada em países como Portugal, Itália, Espanha, Bolívia entre outros, só que em dias diferentes.

Aulas de vôlei para a filha
Renata Cristina Camargo é filha de Roberto Camargo, atualmente coordenador de Esportes na Secretaria de Esportes. Algumas décadas atrás ele era instrutor-técnico e calhou de dar as primeiras aulas de voleibol para a filha, então com 10 anos de idade. Hoje ela tem 35 anos.

Depois ela se tornou atleta profissional e atuou nas quadras até os 20 anos, graças, segundo ela mesma, ao apoio do pai. “Ele estava decidido a não ser mais técnico, mas quando eu decidi que queria o vôlei e ainda não tinha uma categoria, ele assumiu um time para que eu pudesse jogar”, conta.

“Ser filha do meu pai é saber que sempre tenho um amigo e parceiro pronto para me ajudar. Já brigamos várias vezes e falamos várias coisas, mas tudo isso sempre é esquecido e ele está sempre lá para me amparar”.

Roberto também elogia muito a filha. “Ser pai da Renata é ser grato duas vezes porque ela também me deu um netinho maravilhoso, o Lucas”, destaca.

Pega no meu pé
Anna Caroline Nunes Pereira, de 10 anos, estuda na EEFMT Profª Dagmar Ribas Trindade, unidade da Fieb (Fundação Instituto Educação de Barueri) e tem pai professor que sempre a ajuda nos estudos.

“Ele é um ótimo pai, mas pega no meu pé para eu estudar e tirar boas notas”, diz. A exigência fez efeito, uma vez que Anna disse que nunca tirou nota baixa. No domingo – Dia dos Pais -, planeja aproveitar para passear e ficar mais perto do papai.

O pai de Anna é Anderson Bezerra Pereira, professor de Matemática na rede municipal de ensino, hoje no Departamento de Atendimento Escolar da Secretaria de Educação. Quando fala da filha são só elogios. “Ser pai da Anna é maravilhoso, ela é amável, inteligente, educada, linda, tem um coração que vale ouro, excelente filha, estudiosa e muito proativa”.

Pai guerreiro
O filho é supervisor de Planejamento Viário da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb). O pai, agente da Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS). A influência de um sobre o outro é mais do que notória.

Estamos falando de Romullo Henrique Braz do Carmo, o filho. “Meu pai sempre foi um guerreiro, começou a trabalhar cedo fazendo bico e sempre colocou meu futuro e o da minha irmã na frente. Sempre batalhou para que eu e ela pudéssemos ter bons estudos e uma vida digna”, diz.

O pai, Milton do Carmo, confirma a forte ligação: “ele é minha cara-metade, como dizem. Além de se parecer fisicamente comigo, tem também minhas manias”, confessa.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp