Temp

Educador Ambiental tem vez e voz em Barueri

- 15 de outubro de 2021

No dia 15 de outubro, além de Dia do Professor, também é  celebrado o Dia do Educador Ambiental: o profissional que se dedica a levar seus conhecimentos sobre meio ambiente e sustentabilidade a outras pessoas, sempre buscando gerar multiplicadores desses princípios que garantem a sobrevivência do planeta.

A bióloga Yara Garbelotto, diretora de Educação Ambiental da Sema (Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente), ressalta a importância desse profissional. “O Educador Ambiental é aquele professor que está fora da sala de aula, trabalhando a Educação Ambiental não formal, nas ONGs, nas empresas, nas prefeituras, e que é tão importante quanto o professor dentro da sala de aula, ensinando sobre meio ambiente”, esclarece a especialista. 

Educação Ambiental em Barueri
Em Barueri, esse profissional encontra muitas maneiras para executar o seu trabalho, pois o município atua fortemente na questão ambiental e tudo começa pela Sema. Juridicamente, existe a Lei Municipal 2.124, de 20 de março de 2012, que institui a Política Municipal de Educação Ambiental, e o Programa Municipal de Educação Ambiental, que trabalham a formação de cidadãos e sua mobilização nas causas relacionadas ao meio ambiente. Algumas ações são estabelecidas para que essas duas vertentes continuem a dar frutos.

Cursos Ambientais
A cada seis meses são oferecidos pela pasta ambiental cursos gratuitos de formação socioambientais à população de forma gratuita. Por meio delas os alunos recebem certificados ao concluírem 75% de frequência e estão aptos a levar os conhecimentos adquiridos em diante. A programação dos cursos e demais informações sobre eles são divulgadas no Portal da Prefeitura de Barueri, assim como em suas redes sociais.

Visitas monitoradas
Os educadores da Sema trabalham no acompanhamento de grupos (de até cinco pessoas ou visitas escolares) que tenham interesse em visitar locais como o Aterro Sanitário, a cooperativa que realiza a separação de materiais recicláveis (Cooperyara), a trilha da Área do Russo (área de preservação permanente que faz parte do Parque Ecológico de Barueri), a Nascente Modelo Municipal na Aldeia da Serra, dentre outros. As visitas devem ser agendadas previamente.

Oficinas Ambientais e Palestras
São serviços gratuitos, disponibilizados para ONGs, instituições de ensino e empresas com duração de até três horas para ensinar técnicas variadas sobre a reutilização de materiais. Também são oferecidas às instituições palestras e bate-papos sobre temas socioambientais urbanos de forma gratuita. Lembrando que os solicitantes devem estar sediados em Barueri.

Base Móvel de Educação Ambiental
Trata-se de um veículo (tipo furgão), adaptado com equipamentos audiovisuais e materiais informativos para a realização de eventos e ações educativas. O serviço deve ser agendado previamente. O veículo utilizado no projeto foi adquirido por meio de compensação ambiental (ações de preservação que acontecem em contrapartida a uma degradação ambiental cometida).

Mais Informações
Para saber mais sobre os serviços e realizar os agendamentos, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail sema@barueri.sp.gov.br. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (11) 4199-1500.

 

Temp Temp Temp Temp