Cras Paulista comemora 5 anos de existência

- 17 de abril de 2023

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Paulista completou 5 anos no dia 4 de abril e comemorou a data duas vezes com a comunidade.

Uma das comemorações ocorreu na quinta-feira, dia 13, com um café da manhã marcado pela alegria, troca de informações, conhecimento e até pela arte.

Integrantes dos Grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e também do Programa Prospera Família aprenderam a fazer um café da manhã com os ingredientes da cesta básica distribuída pelo município através da Sads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social). A “estrela” da manhã foi a sardinha, rica em cálcio, vitamina D, B12, fonte de proteínas e de ômega 3. A nutricionista voluntária, Tatiane Vilar, ensinou receitas de torta e de patê.

Adriana Bueno Molina, secretária da Sads, fez questão de prestigiar o momento dizendo que todas as vezes que ia até o Cras Paulista sentia-se num ambiente repleto de carinho. “Aqui é um lugar para esquecermos um pouco das dificuldades, cheio de flores e de calor humano. É um cantinho de amor e é isso que o prefeito Rubens Furlan e o vice-prefeito Beto Piteri desejam, ou seja, acolher a todos com carinho”.

A secretária também comentou sobre a alteração feita em 2020 na cesta básica e que a ideia era justamente diversificar os alimentos, inserindo proteínas como sardinha e linguiça, além do kit de higiene e limpeza.

O Cras Paulista faz parte da estrutura da Sads e hoje atende, em média, 2 mil pessoas por mês.

Café da manhã com arte
Os participantes tomaram o café da manhã e levaram como lembrança do momento um panfleto com as receitas fornecidas pela nutricionista. Nesse impresso estava também a foto de um quadro feito no início deste mês com a figura de uma mulher.

Pintura coletiva
No dia 4 de abril, data em que o Cras Paulista completou 5 anos, foi realizado um piquenique com a participação dos usuários do serviço. A comemoração aconteceu na Praça Pâmela Monteiro Diniz, no jardim do Cras. Além de boa música e de um café da manhã especial, os participantes “pintaram” a história: uma arte coletiva que mostra uma mulher representando força, determinação, sensibilidade, empatia e amor. Todos usaram o pincel para deixar sua marca. O quadro já está exposto na recepção do Cras Paulista. A pintura coletiva foi a forma escolhida para marcar o aniversário e repete uma tradição: no primeiro ano, os frequentadores pintaram uma asa no muro do Cras.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp