Benê, o atleta-símbolo do Parque da Maturidade

- 17 de maio de 2023

Benedito Messias dos Santos, que está próximo de completar 80 anos, era o representante de Barueri, por meio do Parque da Maturidade, mantido pela Secretaria da Família, na prova dos 700 metros rasos dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) realizados recentemente em São Bernardo do Campo, SP. Ele estava em primeiro lugar, mas foi ultrapassado “na última curva” e ficou com a medalha de prata.

Mesmo perdendo para um ex-atleta profissional, que guardou fôlego para disparar nos últimos metros, ele não ficou satisfeito: “fui surpreendido e não tive como reagir. Paciência”, lamenta. Benê conseguiu classificação para as finais estaduais do Jomi, que acontecem em São José do Rio Preto em setembro deste ano. Barueri também terá representantes na bocha e em duas divisões da dança de salão.

Benê é um profissional de segurança aposentado há 26 anos, mas sua paixão pelo atletismo é bem mais antiga. Mesmo morando no Itaim Paulista (extremo leste da Capital paulista), ele acordava antes das 4h para pegar o primeiro trem metropolitano e treinar no Horto Florestal (zona norte) antes de iniciar a jornada de trabalho no Centro de São Paulo.

Sua especialidade não é em provas curtas. Benê disputa a Corrida de São Silvestre desde 1962, já correu em diversos estados do Brasil, no Chile e na Colômbia; ele já correu uma maratona de 87 km em Dubai (completou a prova em 5h 48 min) e até em Badagry Road, na Nigéria. “Trabalhei um ano lá na Capital Lagos. Foi uma experiência boa. Tive oportunidade de aprender muitas coisas por lá”, orgulha-se.

Benê mora no Jardim Flórida, em Barueri, desde março de 1986. É casado há mais de 40 anos e teve três filhos judocas. “Minha filha chegou a ser campeã sul-americana”, lembra. Sua rotina de treinos atual envolve treinos de duas horas às terças e quintas-feiras na pista de atletismo do Complexo Esportivo do Jardim Silveira, recém-liberada para treinamentos, e mais quatro horas de natação semanais na piscina do Parque da Maturidade.

Benê já ganhou dezenas de troféus e medalhas ao longo da vida e está treinando duro sob as orientações do técnico Rogério do Carmo para as competições do segundo semestre. Ele nem pensa em parar: “vou mudar de categoria em breve. Já conheço os craques da categoria 80 a 85. Tenho que me preparar para enfrentá-los”, prevê.

Temp Temp Temp Temp Temp