Barueri amplia a vacinação contra Influenza para todos a partir de 6 meses de idade

- 17 de maio de 2023

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou a aplicação da vacina contra a Influenza (gripe) para toda a população acima dos seis meses de idade. A vacinação para o público geral começou a partir do dia 17 de maio (quarta-feira) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Iniciada em 10 de abril, essa 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza realizada pelo Ministério da Saúde deve se encerrar em 31 de maio.

Para saber o endereço da UBS mais próxima para a aplicação da vacina e os horários de atendimentos, basta acessar o site da Prefeitura.

A medida para ampliar a faixa etária de imunizados atende a solicitação de estados e municípios ao Ministério da Saúde, pois a procura pelo imunizante está sendo considerada baixa.

Até então, a vacina contra a Influenza era destinada apenas aos grupos prioritários, composto por crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos ou mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo percurso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Influenza (gripe)
A influenza é uma infecção viral aguda, causada pelos tipos A, B, C e D, que afeta o sistema respiratório e tem uma alta transmissibilidade. A vacinação contra a influenza tem como propósito reduzir internações, complicações e casos de morte. A vacinação anual permite minimizar os sintomas, promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus e prevenir as complicações decorrentes da doença. O período de incubação do vírus pode variar de um a quatro dias.

Sintomas
Os sintomas da gripe são aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. A transmissão pode ocorrer de pessoa para pessoa, portanto, pessoas com esses sintomas recomenda-se o uso de máscara para amenizar a propagação da doença. Aqueles que apresentarem os sintomas devem aguardar a recuperação para tomar a vacina.

A dose contra Influenza pode ser administrada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive contra a Covid-19.