Temp

Agendamento de castração de pets em fevereiro será totalmente on-line

- 25 de janeiro de 2023

No dia 1º de fevereiro será aberto o agendamento de castração gratuita de cães e gatos em Barueri. O mutirão é organizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema). O agendamento será realizado exclusivamente pelo Portal Pet, iniciando às 8h até o encerramento das vagas (elas costumam acabar rápido). Nesta edição não haverá a marcação por telefone ou presencial. É possível que, devido ao elevado número de acessos, o endereço eletrônico apresente instabilidade e lentidão na primeira hora de acesso.

As vagas são limitadas, totalizando 250: 95 para caninos fêmeas, 60 para caninos machos, 65 para felinos fêmeas e 30 para felinos machos. O tutor será informado sobre o dia, horário e local do procedimento cirúrgico no momento do agendamento, bem como o acesso à Ficha de Agendamento, que deverá ser entregue no dia da cirurgia preenchida e assinada.

Condições para agendamento
O animal deverá possuir o Registro Geral Animal (RGA), no qual deverão estar vinculados o número do CPF e endereço de e-mail do tutor. O pet deverá ter idade partindo de 7 meses até 7 anos para passar pelo procedimento, além de estar saudável. Animais prenhes não serão castrados.

Não serão atendidos animais sem o agendamento e cujo tutor não apresente a Ficha de Agendamento impressa e assinada, bem como aqueles que não seguirem as instruções pré-cirúrgicas do pet. É necessário que uma pessoa maior de 18 anos e com condições físicas de conter o animal permaneça no recinto durante todo o período. Quem tiver agendado mais de um animal deve trazer um acompanhante maior de idade para ajudar a cuidar dos pets. Gatos devem permanecer em caixas de transporte adequadas até o momento da cirurgia. Cães devem permanecer com coleira, guia e focinheira. É muito importante que o acompanhante conheça o histórico clínico do animal.

Importância da castração
Para o secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), a castração é fundamental para o controle populacional dos pets e traz muitos benefícios para a saúde deles. “Quando castramos os animais, evitamos que muitos deles possam se reproduzir desordenadamente em situação de abandono e, além disso, o procedimento cirúrgico evita alguns tipos de câncer e o surgimento de tumores. Realizamos esse trabalho para uma melhor qualidade de vida dos animais domésticos de Barueri”, afirma.

Temp Temp