Secretaria da Mulher realiza a Semana de Visibilidade Trans a partir do dia 26

- 25 de janeiro de 2023

Em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans, em 29 de janeiro, a Secretaria de Mulher de Barueri preparou uma programação especial: a Semana da Visibilidade Trans. O objetivo dessa série de eventos é fomentar o debate sobre diversidade sexual e os desafios que a comunidade trans enfrenta no seu dia a dia, apontando os holofotes para diversas vozes e experiências culturais, políticas e subjetivas sobre o assunto e a luta pela garantia e não violação de direitos básicos.

Programação
Os eventos terão início no dia 26 de janeiro (quinta-feira) e vão até 2 de fevereiro. Confira:

• 26/01 - às 14h, Roda de Conversa com os usuários do serviço sobre Identidade, afeto e representatividade na Secretaria da Mulher. Aberto ao público em geral.
  • 27/01 - às 8h e às 10h, Roda de Conversa com os usuários do Grupo de Apoio de Integração Social Barueri (GAISB) para discussão do tema “Respeitar e Acolher”. Aberto ao público em geral.
  • 28/01 - às 10h, Atividade na Comunidade Feminina e Movimento, uma parceria com o Instituto Conecta na divulgação da Coordenadoria e atendimento e orientação às pessoas LGBTQIAPN+ na Aldeia de Barueri. Aberto ao público em geral.
  • 30/01 - às 10h e às 14h, Encontro entre os profissionais da Secretaria da Mulher e a Rede de Atendimento para discussão do tema “Os Processos de TRANS-Formar o Saber” na Secretaria da Mulher, com a palestrante Jennifer Bittencourt, assistente na Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da subseção OAB Cotia. Aberto ao público em geral.
  • 31/01 - às 9h, Roda de Conversa com profissionais da Saúde para discussão do tema “Respeitar e Acolher” na Secretaria de Saúde. Evento será fechado aos profissionais da área.
  • 02/02 - às 11h30, Visita ao Ganha Tempo para articulação e aperfeiçoamento do atendimento à população LGBTQIAPN+ (aguardando confirmação).

Pessoa trans
“Trans” é o termo abreviado de “transgênero”, indivíduo que não se identifica com o gênero atribuído a ele no nascimento (masculino ou feminino), mas o conceito é muito mais amplo. Um dos pontos a serem discutidos é sobre a violência sofrida por esse público e como Barueri realiza práticas cotidianas de promoção e inclusão desse público.

Acolhimento e suporte
A Rede Mulher já oferece acolhimento e atendimento à população LGBTQIAPN+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais e Travestis, Queer, Intersexo, Assexuais, Pansexuais, Não-binário e mais) por meio de equipe técnica composta por uma assistente social e um psicólogo. Os atendimentos se intensificaram de maneira mais sistêmica em 2022 com o acompanhamento psicossocial funcionando como porta de entrada e realizando diversos encaminhamentos para os serviços do município quando necessário.

As ações se concentram nas seguintes atividades: orientações e esclarecimentos para homens e mulheres trans interessados no processo de transsexualização ofertado pelo SUS (Sistema Único de Saúde);  o acolhimento, orientações e acompanhamento psicossocial complementar de adolescentes e adultos LGBTQIAPN+ nas questões referentes à violação de direitos e ao acesso a serviços como nome social, retificação de documentos, saúde, lazer, busca de emprego e educação; de encaminhamentos e registro de boletim de ocorrência eletrônico nos casos envolvendo LGBTQIAPN+fobia; de apoio e orientação aos pais e responsáveis; de grupo reflexivo e de apoio à população LGBTQIAPN+ e de difusão de conhecimentos a respeito da diversidade por meio de encontros presenciais ou virtuais, rodas de conversa, cine debates e seminários.

Importante reforçar que os serviços oferecidos não estão inseridos na lógica de atendimento com viés de saúde mental e nem substitui os outros atendimentos dos órgãos da rede municipal de Saúde. Os casos graves de comprometimento da saúde mental, que demandem psicoterapia, são encaminhados para os órgãos especializados dentro da municipalidade. Em 2022 foram contempladas pelo serviço 32 pessoas e, atualmente, em 2023, são 26 participantes.

De acordo com a secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza, a preocupação da pasta é garantir os direitos da população LGBTQIAPN+ e o acesso às políticas públicas. “A finalidade é dar cada vez mais visibilidade na urgência de combater o preconceito e trazer informações sobre os direitos do público LGBTQIAPN+”, frisa.

Mais informações
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas diretamente na Rede Mulher por meio do telefone (11) 4706-4046, ramais 282 e 234; do WhatsApp (11) 95994-6174; pelo e-mail secmulher.redemulher@barueri.sp.gov.br; no Instagram; ou diretamente na Secretaria da Mulher, que fica na avenida Sebastião Davino dos Reis, 756, no Jardim Tupanci.