
Segurança promove Programa de Ações Preventivas nas Escolas
- 25 de março de 2025
A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social, em parceria com a Secretaria de Educação e as instituições Projovem e SENAI, concluiu mais uma etapa do Programa de Ações Preventivas nas Escolas (PAP). A cerimônia de encerramento aconteceu no dia 21 de março, na EMEF Professora Dalva Fogaça, e celebrou o sucesso da iniciativa que tem o objetivo de prevenir o uso de drogas e a violência nas escolas por meio de atividades educativas, palestras e momentos de reflexão.
O evento teve apresentações especiais dos alunos, que emocionaram o público ao interpretar músicas de Tim Maia e Seu Jorge. A Banda da Guarda Municipal de Barueri também se apresentou e animou a plateia ao interagir com a brincadeira "Vivo" (som agudo do trompete) ou "Morto" (som grave do trombone).
Sobre o programa
Focado no fortalecimento dos vínculos entre os jovens e a escola, o PAP é uma ferramenta essencial para promover uma cultura de paz e prevenção, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes.
“O nosso objetivo é oferecer aos jovens e adolescentes um espaço para esclarecer dúvidas sobre o uso e envolvimento com drogas, permitindo que eles se tornem agentes de transformação em suas realidades e promovam um ambiente livre dessas substâncias”, explicou Keli de Lima Rigonati Rocha, coordenadora da Ronda Escolar da Guarda Municipal.
Drogas? É osso!
Com uma abordagem socioeducativa e linguagem acessível, o programa adotou o tema "Drogas? É osso!", trazendo informações sobre os efeitos nocivos das drogas e seu impacto social. Entre os subtemas abordados estavam: prevenção ao uso de drogas, resistência a pressões externas, combate à criminalidade, fortalecimento da autoestima e resgate da cidadania.
Para Edson Fernandes Canhete, de 14 anos, o programa mudou sua perspectiva sobre o uso de entorpecentes.
“Foi muito importante ter esse programa na escola para que os jovens não sigam pelo caminho das drogas. O formato das orientações facilitou a conexão com a nossa realidade e ficou mais acessível para os jovens de hoje. Eles fizeram um ótimo trabalho aqui e espero que esse projeto continue em outras escolas também", afirmou o estudante.