Temp

Nova praça do Cras Paulista: “um lugar especial na minha vida”

- 30 de setembro de 2022

Foi inaugurada nesta quarta-feira, dia 29, dentro do Cras Paulista, a praça Pamela Monteiro Diniz. Família de Pamela, comunidade que frequenta o Cras, técnicos do local e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), Adriana Bueno Molina, prestigiaram o evento.

Pamela
Pamela chegou ao Cras em 2018, praticamente junto com a inauguração do espaço, em 4 de abril, conforme conta Maria Elidivanea da Silva, coordenadora do Cras Paulista. A jovem tinha câncer e foi acolhida através de um encaminhamento feito pela saúde. A doença trouxe restrições físicas em forma de paralisias (na fala e motora). Mesmo assim, Pamela era muito ativa nos grupos: fazia beatbox, circo, artesanato e grafite e por isso era considerada um exemplo de resiliência por toda equipe.

Elidivanea explica que, assim como Pamela, a família dela era assídua frequentadora do Cras, informação ratificada pela mãe da jovem, Denice das Graças Monteiro. “Tudo que tinha aqui a gente participava e a Pamela era quem mais nos animava a vir. O Cras foi uma família para todos nós”, declara.

Ao “inaugurar” a praça Pamela, Denice leu um bilhete escrito pela sua filha na época em que conheceu o Cras: “...obrigada por ser um lugar especial na minha vida”.

Pamela morreu aos 23 anos, em março de 2021. Recentemente, o Cras do Jardim Paulista passou por uma reforma e um espaço dentro do jardim virou uma praça. Coordenação, técnicos e frequentadores não precisaram pensar muito: toda praça tem um nome e esta será batizada de Pamela.

Casa das famílias
Adriana Bueno Molina, secretária da Sads, explicou que os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) devem estar próximos da população e que a ideia é que sejam como uma casa das famílias. “Aqui devem sentir-se acolhidos, porque o Cras não cuida só da demanda da área social. Faz encaminhamentos para a saúde, educação e ainda orienta sobre os direitos da população e como fazer para acessá-los. Quando pensamos num serviço para a população, pensamos numa troca baseada no amor que temos para dar e o que recebemos de vocês”, disse a secretária.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp