Temp

Festival de Cenas Curtas se torna referência no teatro amador da região

- 30 de outubro de 2018

Em Barueri todas as artes são valorizadas, e no último dia 27 foi a vez do teatro ganhar destaque. O 1º Festival de Teatro Amador de Cenas Curtas, organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, atraiu grupos de Santo André, Itapevi, Santana de Parnaíba, Osasco e São Paulo, além de Barueri.

O Festival reuniu 13 grupos de teatro que foram classificados para a etapa final, em disputa nas categorias Infantil e Adulto. As apresentações das cenas curtas (até 20 minutos) foram feitas no palco do Centro Comunitário Jardim Paraíso. Os prêmios que somaram R$ 13 mil foram distribuídos da seguinte forma nas duas categorias: melhor cena, melhor direção e melhor intérprete. Ao final, o júri resolveu também conceder prêmios de menção honrosa pelo desempenho destacado de alguns grupos.

A cena vencedora do Festival na categoria Adulto foi “O velhinho do busão”, do grupo de Osasco Cia. Vírus do Amor. Na categoria infantil, “A manhã e o Vento”, da Cia. Folha & Tin, de Itapevi.

O secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, ressaltou o incentivo que a Prefeitura de Barueri tem dado às artes e particularmente ao teatro na realização do Festival. “Que a força e o poder da cena teatral continuem sempre vivos em nosso país. Parabéns a todos os participantes”, destacou Jean Gaspar

“Ficamos muito felizes com o resultado e com a qualidade dos grupos que participaram do Festival. A ideia á ser uma referência na região, uma vez que haja troca de experiências e conhecimento entre os artistas amadores”, ressaltou a organizadora do Festival, Nana Pequini.

Para Rafael Moreira da Silva, que participou com a cena “Johnny Laz”, do grupo “Praquê”, de Barueri, é muito gratificante poder compartilhar o palco com outros grupos. “Foi uma expansão cultural”, resumiu. Da mesma forma, Diego Gonçalves, também de Barueri, que atuou no “Monólogo do Menestrel” e elogiou a oportunidade aberta aos grupos amadores, com prêmios em dinheiro.

Confira a lista dos premiados

Categoria Infantil

Melhor intérprete: Caroline Coelho, grupo Caju-Bumba.
Melhor direção: Cleber Monteiro e Talita Admertides, Cia Folha e Tin.
Melhor cena: A Manhã e o Vento.

Categoria Adulto
Menção Honrosa, pela relevância temática: As iguais Porém Diferentes, do grupo Simplesmente Mulheres.
Menção Honrosa pelo trabalho de dramaturgia coletiva: Agonias. Da Cia. Studio e Cena.
Menção Honrosa pela pesquisa corporal: Monólogo do Menestrel, da Cia. Monologando Teatral
Melhor intérprete: Laura Amaral, com a cena “Descompasso”.
Melhor direção: João Carlos, com a cena “Doce Silêncio”.
Melhor Cena: “Velhinho do Busão”, Cia. Vírus do Amor.

Temp