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Atividade lúdica marca Semana de Segurança do Paciente no PS do Parque Imperial

- 19 de dezembro de 2025

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Resumo: 

  • A Semana de Segurança do Paciente teve início no Pronto-Socorro do Parque Imperial com uma atividade lúdica voltada à conscientização e ao engajamento dos profissionais de saúde.  
  • A ação abordou protocolos essenciais, como identificação segura, comunicação efetiva, medicação segura e prevenção de riscos.  
  • Cerca de 140 profissionais participam do treinamento, que reforça a cultura de segurança e a qualidade do atendimento. 

Com o objetivo de minimizar eventos adversos, teve início no Pronto-Socorro José Agostinho dos Santos a Semana de Segurança do Paciente. A iniciativa utiliza uma atividade lúdica como estratégia para sensibilizar e engajar os profissionais de saúde.  

“O objetivo da atividade lúdica sobre Segurança do Paciente no Pronto-Socorro é sensibilizar, engajar e fortalecer a cultura de segurança entre os profissionais, de forma prática, acessível e significativa, considerando a dinâmica intensa do setor”, explica a enfermeira Andreia Matias, gerente multidisciplinar. Segundo ela, de forma mais específica, a atividade busca:  

  • Promover a conscientização sobre os protocolos de segurança do paciente, como identificação correta, medicação segura, prevenção de quedas, higienização das mãos, comunicação efetiva e cirurgia segura, entre outros; 
  • Estimular o aprendizado ativo, facilitando a fixação do conteúdo por meio de experiências interativas, em substituição a abordagens exclusivamente teóricas;  
  • Padronizar condutas assistenciais, reduzindo falhas, eventos adversos e riscos evitáveis no atendimento de urgência e emergência;  
  • Fortalecer a comunicação e o trabalho em equipe, fundamentais para a segurança em ambientes de alta pressão, como o pronto-socorro;  
  • Desenvolver o senso de corresponsabilidade, reforçando que a segurança do paciente é dever de todos os profissionais, independentemente da função; 
  • Identificar fragilidades nos processos, possibilitando ajustes e melhorias contínuas na assistência prestada;  
  • Humanizar o cuidado, incentivando atitudes seguras, empáticas e centradas no paciente.  

“Em resumo, a atividade lúdica busca transformar conhecimento em prática segura, promovendo um atendimento mais qualificado, seguro e alinhado às diretrizes institucionais e às metas internacionais de segurança do paciente”, complementa.  

Saiba mais
“Hospital Los Errores”

Antes de ingressarem em uma unidade hospitalar propositalmente estruturada de forma incorreta, desde a entrada até os setores internos, todos os profissionais de saúde responderam a um questionário sobre a Meta 2 — Comunicação Segura, estabelecida pela RDC nº 36, de 26 de julho de 2013, do Ministério da Saúde.  

Entre as principais inobservâncias identificadas no balcão de informações, recepção, farmácia e leitos de observação estão a falta de higienização das mãos, descuidos pessoais (como cabelos soltos), uso inadequado de luvas, ausência de checagem de dados básicos dos pacientes — como nome completo e filiação —, uso de celular, entre outras situações.  

Os “pacientes”, adultos e infantis, entubados ou não, passaram por inspeção realizada por profissionais de saúde, tanto novatos quanto experientes.  

As metas
Identificação segura: uso de pulseira branca com nome e dados do paciente logo na entrada e pulseira colorida após aferição da pressão arterial e definição do grau de urgência;  

Comunicação efetiva entre os profissionais: atenção redobrada a pacientes homônimos ou com nomes semelhantes e conferência rigorosa do prontuário;  

Farmacovigilância: cuidado extremo na administração de medicamentos, especialmente aqueles com nomes, colorações e embalagens semelhantes;  

Cirurgia segura: certificação de que o paciente está recebendo o procedimento adequado (observação: a unidade não realiza cirurgias);  

Higienização das mãos: prevenção de riscos de infecção para pacientes e profissionais de saúde;  

Prevenção de quedas e lesões: ações para evitar o agravamento do estado de saúde do paciente.  

Pulseiras de classificação de risco  

  • Azul: não urgente;  
  • Verde: pouco urgente; 
  • Amarelo: urgente; 
  • Vermelho: emergência.  

Pulseiras de riscos assistenciais  

  • Laranja: alergia;
  • Preta: risco de queda;  
  • Roxa: risco de lesão por pressão;  
  • Rosa: acompanhante.  

Cerca de 140 profissionais, incluindo aqueles que não atuam diretamente no atendimento aos pacientes, deverão participar do treinamento, que segue até o dia 23 de dezembro, em razão do recesso. As atividades terão continuidade na semana de 5 a 9 de janeiro de 2026.  

Vale destacar que o Pronto-Socorro do Parque Imperial já recebeu uma estrela do Selo Instituição Amiga do Idoso, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, em reconhecimento aos serviços prestados. 

Da redação 
Crédito das fotos: Tatiane Zechetto/Secom Barueri 

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