Abordagem social tem grande importância no acolhimento de pessoas em situação de rua

- 22 de setembro de 2022

A Associação Cáritas Nossa Senhora da Escada, através de contrato de gestão, gerenciado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) é a responsável pelo Serviço de Acolhimento e abordagem social para pessoas em situação de rua em Barueri. Dois serviços são ofertados: o acolhimento institucional (Casa São Francisco) e a Casa de Passagem.

Só neste quadrimestre o serviço de abordagem social abordou mais de 270 pessoas em situação de rua. Essa equipe especificamente conta com três profissionais fixos (assistente social, educador social e motorista), mas se houver uma emergência há outros técnicos preparados para realizar esse trabalho que oferta acolhimento, escuta e encaminhamento adequado.

Abordagem na rua
As principais atividades da equipe de abordagem consistem no contato direto com as pessoas que estão em situação de rua e o encaminhamento para a Casa de Passagem. Marivaldo da Silva Santos, assistente social da Cáritas, explica que ao realizar a aproximação, a principal ferramenta é a fala. “Apresentamos o serviço de abordagem, esclarecemos que não somos uma organização que presta caridade e sim estamos à disposição da Prefeitura de Barueri enquanto política pública ofertando cuidado para aqueles que mais precisam”, diz.

A partir do momento em que as pessoas aceitam, são direcionadas para a Casa de Passagem. Então é iniciada uma nova etapa buscando as necessidades mais urgentes do atendido: identificar se a pessoa tem ou precisa de documentos; busca de familiares e o que a levou para a situação de rua. No caso das mulheres é investigado se foram vítimas de violência ou abuso.

Marivaldo explica que um dos maiores entraves encontrados pela equipe de abordagem é quando as pessoas são oriundas de fora de Barueri. “Em virtude da cidade ser entrecortada por rodovias e malha ferroviária, muitas pessoas vêm para cá”. Nos últimos anos foi registrado um aumento significativo de pessoas de outras cidades e estados devido à qualidade do serviço ofertado em Barueri. No caso da pessoa ser de outro estado, a família é contatada e, se aceitar o familiar de volta, Barueri oferece apoio para retorno, além de monitorar a pessoa até que ela chegue em segurança ao seu destino.

Parceria
Assistente Social há 12 anos e com larga experiência em abordagem de rua, Marivaldo explica que o trabalho é complexo e deve ser feito em parceria.

“Uma questão que depende de apoio intersetorial na cidade é quando encontramos pessoas fazendo uso de substância psicoativa, principalmente o álcool, cocaína e crack. Essa demanda precisa de um acompanhamento e fazemos o encaminhamento para o  CAPS Álcool e Drogas (Centro de Atenção Psicossocial), serviço de porta aberta. Outro parceiro fundamental é o Consultório na Rua, que desenvolve diversas ações, como por exemplo o café na praça identificando pessoas cujos vínculos familiares ainda não estão completamente rompidos”, detalha Marivaldo. Ambos os serviços citados por ele são da Secretaria de Saúde do município.

Para Marivaldo, o maior desafio da equipe é lidar com questões de saúde mental na rua. “Nós não sabemos de que forma as pessoas com comorbidade mental, que não são da cidade de Barueri, chegaram aqui. É uma crescente encontrar pessoas com dificuldades ligadas à fala, comunicação, confusão mental e não saber identificar de onde veio”, conta.

Trabalho gratificante
Para o educador social Fabrício Ferreira Lopes da Silva, trabalhar com a população de rua mudou sua visão. “Atuar na equipe de abordagem me deu a possibilidade de me tornar um cidadão melhor no cuidado com a família, aprender sobre a importância de redução de danos e ter autonomia para cuidar do território de forma mais apropriada”, relata.

Já para Marivaldo, Barueri é uma cidade diferente das demais nesta questão. “Enquanto assistente social, ter a possibilidade de fomentar a política pública dentro de um município que preza pelo cuidado integral da população em situação de rua é gratificante. Barueri é o único município no Brasil que realiza um trabalho híbrido, onde há profissionais da psicologia, do serviço social, um enfermeiro que atua no suporte e também a colaboração do Consultório na Rua. Chegar no Pronto-socorro Central e ser atendido mesmo sem documentos é o que todo assistente social espera que aconteça. Já trabalhei em outras instituições, mas a intersetorialidade de Barueri me deixa muito satisfeito e realizado enquanto profissional”, elogia.

Serviço
Se você encontrar uma pessoa em situação de rua, ligue para (11) 4199-0703 ou 4198-7235. O serviço disponibilizado pela equipe funciona das 8h às 22h de segunda a sábado. Quando a temperatura está abaixo de 13 graus, a equipe atua até a meia-noite e também aos domingos.

Temp Temp Temp Temp